Cidades e transportes

Segurança autoriza convênios para política conjunta contra drogas

21/05/2009 - 18:36  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta quarta-feira (20) a autorização para que a União possa assinar convênios com os estados e o Distrito Federal (DF) com o objetivo de adotar medidas conjuntas de repressão ao tráfico de drogas. E, com os municípios, para atuar na prevenção do uso de drogas e na reinserção social dos dependentes.

A medida consta do Projeto de Lei 3640/08, do Senado, que visa aprimorar a participação dos estados, do DF e dos municípios no Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

A celebração do convênio abre a possibilidade de o governo federal destinar recursos para as ações nos estados, no DF e nos municípios.

Integração
O parecer pela aprovação foi apresentado pelo deputado Bispo Gê Tenuta (DEM-SP). Ele enfatizou que o combate ao tráfico de drogas deve ser feito de forma integrada, entre a União e os entes federados.

A proposta altera a Lei 11.343/06, que criou o Sisnad. Hoje essa norma autoriza a celebração dos convênios somente para os estados, excluindo os municípios e o DF. Além disso, não especifica a atuação de cada ente na política de combate às drogas.

Tramitação
De caráter conclusivo, o projeto ainda será analisado pelas comissão de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas
Seguridade aprova exame toxicológico para aprovado em concurso
Parecer inclui capacitação e atendimento especial a jovem infrator
PEC expropria imóvel urbano usado para tráfico de drogas
Transportes rejeita projeto que pune motorista drogado
Câmara aprova disciplina sobre drogas na educação básica

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3640/2008

Íntegra da proposta