Cidades e transportes

Câmara aprova rede de proteção obrigatória para bombeiros

29/12/2008 - 17:14  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a obrigatoriedade da compra e do uso de redes de proteção pelos corpos de bombeiros do País. O Projeto de Lei 5758/01 recebeu parecer favorável do relator Neucimar Fraga (PR-ES) e foi aprovado pelo colegiado, apesar dos votos contrários dos deputados Luiz Couto (PT-PB), Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Gerson Peres (PP-PA).

A matéria, que tramitava em caráter conclusivo, segue para análise do Senado.

Condições de perigo
O autor da proposta, deputado Luciano Castro (PR-RR), destacou que o Estado, como empregador, tem obrigação de colocar à disposição de seus funcionários o equipamento de proteção que se faça necessário às condições de perigo peculiares às atribuições de cada cargo.

Segundo ele, as atividades exercidas pelo bombeiro "revestem-se de características penosas e perigosas" e, por isso, as redes são um equipamento essencial para garantir a vida dos profissionais e das vítimas socorridas por eles.

Já os parlamentares que votaram contrariamente à proposta argumentam que compete aos governadores dos estados cuidar da organização das polícias e dos corpos de bombeiros. De acordo com os deputados, o projeto apresentou vício de iniciativa, pois caberia aos governos estaduais estabelecer normas de segurança para os trabalhadores dos corpos de bombeiros.

Competência da União
Para o relator, contudo, a matéria é de competência legislativa privativa da União e cabe ao Congresso Nacional sobre ela dispor, com a sanção do Presidente da República. Segundo Neucimar Fraga, "nada há, no projeto, que afronte as normas materiais de nossa Lei Maior". Ele também ressaltou que a proposta está em conformidade com o ordenamento jurídico em vigor no País e apresenta técnica legislativa e redação adequadas ao que determina a legislação.

Notícias anteriores
Rede de proteção para bombeiros pode ser obrigatória

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5758/2001

Íntegra da proposta