Cidades e transportes

Câmara rejeita regulamentação da profissão de catador de lixo

01/12/2008 - 19:14  

A Câmara arquivou o Projeto de Lei 2710/03, do deputado Milton Monti (PR-SP), que regulamenta o exercício da profissão de catador de lixo reciclável. Pelo projeto, o catador deveria ter curso ou treinamento em reciclagem. Além disso, teria que usar obrigatoriamente equipamentos de segurança como luvas e botas.

O projeto foi rejeitado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público na última quarta-feira (26), seguindo parecer do relator, deputado Roberto Santiago (PV-SP). Segundo ele, o projeto não preenche os requisitos exigidos para a regulamentação de uma profissão, entre eles, a garantia de fiscalização do exercício profissional.

A comissão também rejeitou o PL 5649/05, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que trata de assunto semelhante e tramitava apensado. "Apesar de os projetos disporem sobre a proteção dos coletores, catadores e recicladores de lixo, não foram estabelecidas as responsabilidades nem os deveres relativos ao exercício profissional, que não devem ser confundidos com os deveres e responsabilidades que qualquer trabalhador deve ter", disse o relator.

Tramitação
Como tramitava em caráter conclusivo e a Comissão de Trabalho era a única responsável pela análise de mérito, a proposta foi arquivada.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2710/2003

Íntegra da proposta