Cidades e transportes

Câmara rejeita divisão de renda de ingresso em parques

01/12/2008 - 19:11  

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou, na quarta-feira (26), o Projeto de Lei 1114/03, do deputado Max Rosenmann, morto em outubro deste ano, que destina 15% dos recursos obtidos com a cobrança de ingressos em parques nacionais aos estados e municípios que abrigam o parque. A proposta alcança também o Distrito Federal.

O relator na comissão, deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), defendeu a rejeição da proposta e do substitutivo da Comissão de Defesa do Consumidor, que amplia de 15% para 30% o percentual a ser distribuído aos estados e municípios (15% para cada). "A entrega de parte dessa receita aos estados, ao Distrito federal e aos municípios, implicaria, necessariamente uma diminuição das receitas da União", afirmou Almeida em seu relatório.

O deputado destacou que as receitas decorrentes da cobrança de ingressos nos parques nacionais integram o Orçamento da União como receita de "Serviços Recreativos e Culturais" com previsão de uma arrecadação de aproximadamente R$ 13,8 milhões neste ano.

Tramitação
O projeto será arquivado, porque a comissão avaliou que a proposta é inadequada do ponto de vista orçamentário. E este parecer possui caráter terminativo.

Aplicação dos recursos
A legislação atual determina a seguinte distribuição dos recursos arrecadados com a cobrança de ingressos nos parques nacionais:
- entre 25% e 50% devem ser aplicados na implementação, manutenção e gestão da própria unidade;
- entre 25% e 50%, na regularização fundiária das unidades de conservação do chamado Grupo de Proteção Integral (formado por ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais); e
- entre 15% e 50%, na implementação, manutenção e gestão de outras unidades de conservação do Grupo de Proteção Integral.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1114/2003

Íntegra da proposta