Cidades e transportes

PEC inclui Pampa gaúcho entre os biomas protegidos

24/04/2008 - 14:53  

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 237/08, do deputado Pedro Wilson (PT-GO), que inclui o Pampa entre os biomas brasileiros considerados patrimônio nacional. O Pampa é um agrupamento vegetal e animal restrito, no Brasil, ao território do Rio Grande do Sul.

Segundo o autor da proposta, o objetivo é corrigir um equívoco da legislação brasileira, que assegurou o privilégio de patrimônio ambiental nacional somente aos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal mato-grossense e Zona Costeira. Pampa, Cerrado e Caatinga ficaram de fora da Constituição. Estes dois últimos, porém, já estão previstos na PEC 115/95, cujo substitutivo está pronto para votação no Plenário.

Simetria
"A PEC assegura uma simetria jurídica aos biomas que compõem o mosaico ecológico nacional", afirma o deputado Pedro Wilson. Ao tornar-se patrimônio nacional, o Pampa terá garantida a sua preservação ambiental e a exploração dos recursos só poderá ser feita de acordo com uma lei específica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que elaborou o Mapa de Biomas do Brasil em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o bioma Pampa é o segundo menor do País, ocupando 2,07% do território, com cerca de 176,5 mil km². Ele se caracteriza por uma vegetação de gramínea e plantas rasteiras. O maior bioma (Amazônia) tem 4,2 milhões de km².

Tramitação
A PEC 237 será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se for aprovada, segue para uma comissão especial, antes da votação em dois turnos pelo Plenário.

Conheça a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Deputados pedem mobilização para aprovar PEC do Cerrado
Audiência analisa conseqüências do aquecimento no Cerrado
PEC do Cerrado entrará na pauta do Plenário
Especialistas lançam Rede pelo Cerrado na Câmara
Estudo do cerrado terá apoio de organização internacional
Comissão Especial aprova a PEC do Cerrado

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 237/2008

Íntegra da proposta