Trabalho, Previdência e Assistência

Entidade beneficente pode ficar isenta de taxa em cartório

30/09/2005 - 10:05  

As entidades beneficentes declaradas de utilidade pública poderão ficar isentas do pagamento de registros feitos em cartório, caso seja aprovado o Projeto de Lei 4899/05, do deputado Carlos Nader (PL-RJ). De acordo com o projeto, terão direito ao benefício as entidades civis que têm como objetivo proteger crianças, adolescentes, idosos, deficientes físicos e pessoas de baixa renda. Pela proposta, as organizações de assistência social que não são de utilidade pública terão desconto de 50% nas cobranças realizadas pelo cartório.

Isenção
Atualmente, as associações de assistência social precisam registrar em cartório todas as alterações contratuais, o que, na avaliação do autor da proposta, representa uma carga muito alta para aqueles que não visam ao lucro. "A isenção representa o reconhecimento do Estado ao trabalho desenvolvido por essas associações. É a premiação de quem trabalha para dar mais dignidade aos necessitados", afirma Nader.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Deficiente visual poderá ter tratamento diferenciado em cartórios

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4899/2005

Íntegra da proposta