Trabalho, Previdência e Assistência

Parlamentares e instituições beneficentes defendem a criação do Dia da Filantropia

22/09/2017 - 13:34  

Organizações beneficentes e deputados defenderam, nesta quinta-feira (21), a importância de se definir uma data para se comemorar o Dia Nacional da Filantropia.

O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que é Presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais, afirma que definir uma data chama atenção para o assunto, conscientizando a população sobre o trabalho que é realizado pelas entidades filantrópicas

"Uma data como essa trará uma mobilização de todos os envolvidos com a filantropia, porém irradiando para comunidade que, às vezes, não parou para pensar que essas instituições exercem funções relevantes e na falta delas, teríamos aí um vazio de assistência".

Enquanto a data não é definida oficialmente, deve ser comemorada no dia 20 de outubro.

Filantropia com retorno
"Acho que no Brasil a gente vive uma situação de policiamento como se a filantropia tivesse, de alguma forma, subtraindo recursos de maneira ilegal do serviço público, mas no meu estado, as instituições que fizeram história e chegaram primeiro onde o poder público estava ausente, foram instituições filantrópicas”, disse a deputada professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

O Presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, Custódio Pereira, ressaltou que as instituições filantrópicas existem no País desde 1554 e que, especialmente as escolas e hospitais, têm dado retorno comprovado para a sociedade, contribuindo com empregos, formação educacional de qualidade e alcance de comunidades de baixa renda.

"Na saúde nós representamos 53% de todo o atendimento do SUS no Brasil, e se colocar cirurgia de alta complexidade, 60%. Na educação, quase 32% dos alunos são bolsistas”, contabiliza Pereira.

A audiência pública que discutiu a criação do Dia Nacional da Filantropia contou com a participação popular por meio do portal e-Democracia. Segundo os internautas, mais importante do que definir uma data, é simplificar o trabalho das entidades, facilitando a doação para as instituições.

No Brasil, são cerca de 9 mil instituições filantrópicas reconhecidas pelo governo.

Reportagem - Leilane Gama
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.