Trabalho, Previdência e Assistência

Plenário homenageia os 40 anos da Fundação Antônio Dino

14/08/2017 - 18:28  

Gustavo Lima
Hildo Rocha
Hildo Rocha: entidade atende as camadas mais pobres da população

A Câmara dos Deputados homenageou nesta segunda-feira (14), em sessão solene, os 40 anos da Fundação Antônio Dino.

A homenagem foi solicitada pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), que destacou o objetivo da fundação: manter o Hospital do Câncer Aldenora Bello, com sua missão original de atender a população de baixa renda sem cobrar pelos serviços.

Hildo Rocha disse que a entidade possui diversas unidades que desenvolvem importante trabalho voltado aos portadores de câncer No maranhão. “Centro de ensino e pesquisa, centro de prevenção edDiagnóstico, as casas de apoio e outras unidades destinadas a arrecadar fundos para todas atividades mencionadas”, enumerou.

Falta de apoio
Antônio Dino Tavares, neto e vice-presidente da Fundação Antônio Dino, disse que a entidade teve pouco apoio ao longo das quatro décadas de existência. “Poucas foram as vezes que tivemos apoio político. E dessas poucas vezes, conseguimos grandes avanços. Hoje, poderíamos estar em outro patamar se fossemos vistos como deveríamos”, lamentou.

O dirigente ressaltou que, até pouco tempo atrás, não existia outro hospital no Maranhão que tratasse o câncer. “Apenas em 2014 foi inaugurado outro hospital do câncer no estado. Passamos anos sozinhos, fazendo esse trabalho, e conseguimos salvar muitas pessoas”, disse.

Missão
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou que a missão da Fundação Antônio Dino é o combate ao câncer “cujo custoso tratamento é enfrentado de forma sofrida mesmo por quem possui muitos recursos”.

Maia disse que é legítimo todo cidadão gozar dos benefícios que a modernas técnicas de promoção à saúde podem oferecer. “Esse espírito de solidariedade anima os objetivos que a Constituição reconhece como fundamentais nesta República”, afirmou.

Trajetória
Antônio Jorge Dino foi médico, professor e político. Ocupou diversos cargos políticos no Maranhão entre 1954 e 1970.

Entre os anos de 1954 e 1962, foi deputado federal pelo PSD. Em 1962, foi eleito deputado estadual pelo PSP. Foi vice-governador do estado do Maranhão na chapa de José Sarney pela UDN (1965), assumindo o mandato de governador cinco anos depois, após renúncia de Sarney. Faleceu em 1976.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.