Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

15/06/2015 - 16h17

Programa habitacional poderá ter percentual maior de reserva para idosos

A proposta eleva a reserva de 3% para pelo menos 5%.

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Alceu Moreira
Alceu Moreira: a reserva atual é insuficiente para atender a demanda, especialmente entre pessoas carentes e nas cidades do interior do País.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 103/15, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) para aumentar o percentual de reserva para idosos de unidades disponibilizadas por meio de programas habitacionais do governo ou subsidiados com recursos públicos.

Hoje, o Estatuto do Idoso estabelece a reserva de pelo menos 3% das unidades habitacionais residenciais para o atendimento de idosos. A proposta do deputado eleva essa reserva para pelo menos 5%.

Alceu Moreira argumenta que a reserva atual é insuficiente para atender a demanda, especialmente entre as pessoas carentes e nas cidades do interior do País. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 7,5% da população brasileira tem mais de 65 anos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para análise das comissões de Desenvolvimento Urbano; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'