Trabalho, Previdência e Assistência

Denúncias de não realização do exame Papanicolau no Amapá serão alvo de investigação

10/04/2014 - 10:11  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 135/13, da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB) que demanda à Comissão de Seguridade Social e Família que investigue denúncias sobre a não prestação do exame preventivo ginecológico contra câncer, o Papanicolau, na rede pública de saúde de municípios do Amapá.

Para a investigação, o colegiado deverá contar com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU). O relator na comissão de fiscalização, deputado Dr. Paulo César (PR-RJ) apresentou parecer prévio favorável à proposta.

De acordo com a autora, quando visitou a Amapá em missão oficial, ela ouviu relatos de gestores, parlamentares estaduais e representantes de movimento social, denunciando a falta de realização do exame no Estado desde 2011. Além disso, teriam sido incineradas milhares de lâminas com amostras para o exame, impedindo o recebimento dos resultados por parte das mulheres.

Os kits para realização do exame apenas teriam passado a ser distribuídos a partir de 10 de agosto de 2013. Menos no caso do município de Santana, o exame, também conhecido como Papanicolau, teria voltado a ser oferecido em maio do ano passado.

Reportagem – Juliano Machado Pires
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 135/2013

Íntegra da proposta