Trabalho, Previdência e Assistência

CCJ admite PEC que concede um salário mínimo a vítimas de violência

30/10/2013 - 17:09  

TV CÂMARA
ARNALDO FARIA SA
Arnaldo Faria de Sá apresentou parecer favorável.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 134/12, do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), que garante um salário mínimo mensal às vítimas de violência que sofreram lesão incapacidade permanente. Em caso de morte da vítima, o benefício será pago ao seu companheiro ou cônjuge, filhos ou demais pessoas que comprovem relação de dependência econômica.

Conforme a proposta, para ter direito ao benefício, o interessado precisará comprovar que não possui meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

A proposta estende às vítimas da violência o chamado Benefício de Prestação Continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-Loas), já pago a idosos e pessoas com deficiência.

Segundo Lourival Mendes, a PEC visa socorrer financeiramente as vítimas diretas da violência que não são contribuintes do INSS. A fonte dos recursos será o orçamento da seguridade social.

O deputado justifica sua proposta afirmando que “o Poder Público tem o dever de assegurar aos cidadãos a segurança e o bem-estar das pessoas, mas não tem se empenhado de maneira suficiente para combater a violência contra os indivíduos”.
O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), apresentou parecer favorável. O parecer não analisa o mérito da proposta, apenas os aspectos de admissibilidade.

Tramitação
A PEC será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente com essa finalidade. Se for aprovada, precisará ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 134/2012

Íntegra da proposta