Trabalho, Previdência e Assistência

Seguridade aprova cadastramento de idosos em unidades de saúde

12/11/2009 - 19:01  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira (11), a criação do Programa Gratuito de Entrada de Idosos nos hospitais e postos de saúde. O Projeto de Lei 3045/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que propõe o programa, visa instituir o cadastramento de idosos nas unidades de saúde para acompanhar e agendar consultas e atendimento, além de dar orientações para prevenção.

Segundo o texto aprovado, as despesas do programa de entrada gratuita correrão por conta de dotações do Orçamento da União. A fiscalização e o acompanhamento do programa caberão ao Poder Executivo.

A relatora, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), explicou que a intenção é dar prioridade aos idosos em um atendimento com qualidade e dignidade. "Sabe-se que vivenciamos um contínuo e intenso processo de envelhecimento populacional brasileiro, o que gera uma crescente demanda por serviços para assegurar a qualidade dessas vidas", afirmou.

Estatuto do Idoso
Apesar de haver um grande progresso técnico que poderia amparar essa demanda, explicou a parlamentar, a grande maioria dos idosos brasileiros não tem acesso a ele. A deputada lembrou ainda que não foi suficiente colocar no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) a obrigação estatal de proteger a vida e a saúde desse grupo populacional. Nesse sentido, argumentou, a proposta dá um importante passo para conquistar essa assistência.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Projeto obriga SUS a ampliar atendimento a idosos
Projeto permite convênios do SUS com clínicas geriátricas
Proposta facilita atendimento de idosos em hospitais
CCJ aprova campanha de vacinação para terceira idade
Projeto cria regras para assistência a idosos
Parlamentares defendem direitos de idosos em sessão solene

Reportagem - Vania Alves/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.