Trabalho, Previdência e Assistência

Pacientes podem ganhar direito a revisão de internação em manicômio

20/01/2009 - 15:29  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4312/08, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que garante a pacientes com transtornos mentais internados involuntariamente e sem antecedentes criminais o direito de exigir revisão de internação. "Apesar dos esforços dos gestores da saúde e da sociedade, sabemos que persiste um dos antigos desvios ocorridos em manicômios: o de pessoas internadas indevidamente ou por tempo superior ao necessário por iniciativa de parentes ou responsáveis com interesses secundários ou escusos", justifica o autor.

O pedido de revisão poderá ser feito, no mínimo, a cada seis meses, e o paciente terá direito de pedir que seu exame seja feito por um médico que não tenha sido o responsável pela internação psiquiátrica.

Para Dr. Ubiali, a medida vem ao encontro dos avanços promovidos pela lei 10.216/01, que estabeleceu critérios para defender os direitos dos portadores de transtornos mentais, bem como restrições à internação manicomial.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Notícias anteriores:
Câmara aprova revisão periódica de interdição judicial de pessoas
Profissionais apontam avanços na luta contra manicômios
Seminário debate abusos em atos de interdição judicial

Reportagem - Malena Rehbein
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4312/2008

Íntegra da proposta