Trabalho, Previdência e Assistência

Segurança aprova criação de creches em presídios femininos

20/08/2008 - 22:58  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 3669/08, da Comissão de Legislação Participativa, que torna obrigatória a criação de creches nos presídios femininos. Esse item do projeto muda a Lei de Execução Penal (7.210/84), que atualmente define como opcional a criação dessas creches.

A proposta também altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para deixar claro que continua valendo o poder familiar das detentas sobre seus filhos durante o recolhimento, bem como a necessidade de seu consentimento no caso de adoção das crianças. O texto esclarece que aquele que cuida do menor enquanto sua mãe está presa detém apenas a guarda da criança, e não a efetiva tutela.

Pena acessória
A relatora, deputada Luciana Genro (Psol-RS), observa que a preocupação exposta no projeto tem amparo em dados reais: "A inexistência de creches ou locais apropriados para a amamentação é uma realidade na maioria das penitenciárias brasileiras, o que acaba por impor uma pena acessória aos filhos das detentas."

Quanto à guarda das crianças, Luciana Genro destaca que esse instituto é um direito de caráter precário, podendo ser revogado a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado. Já a tutela, acrescenta, é mais efetiva e assemelha-se ao poder familiar, o que pressupõe prévia decretação da perda ou suspensão do pátrio poder. "O projeto impede que haja abusos contra os filhos das presas, e permite maior participação delas na criação de seus filhos", ressalta.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, será votado pelo Plenário após análise da comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Presa gestante poderá ter atendimento especial
Presídios femininos terão mais 5,5 mil vagas em 2008

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3669/2008

Íntegra da proposta