Trabalho, Previdência e Assistência

SUS poderá ter locais exclusivos para idosos e gestantes

13/03/2008 - 10:53  

O Projeto de Lei 2586/07, do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), estabelece que o Sistema Único de Saúde deve definir locais e horários exclusivos para que as pessoas com direito a atendimento prioritário possam marcar suas consultas ambulatoriais, procedimentos ou exames complementares.

As pessoas com direito a esse atendimento prioritário são os idosos, as gestantes, as lactantes e as pessoas com crianças de colo. "Ainda assistimos ao relato de que [essas pessoas] são obrigadas a passar as noites em filas de unidades de saúde para tentar marcar consultas, o que é inadmissível", argumenta o deputado.

"Enquanto padecem ao relento, estes cidadãos estão deixando de prestar os cuidados indispensáveis ao bem-estar dos seus assistidos", acrescenta Walter Brito Neto. Ele afirma que é obrigação do poder público proteger os "segmentos mais desamparados" da sociedade, implementando medidas que "tornem menos árduas suas condições de vida".

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2586/2007

Íntegra da proposta