Trabalho, Previdência e Assistência

Concessão de alvará poderá depender de certidão negativa

16/10/2007 - 13:22  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1258/07, que obriga as empresas a apresentar certidão negativa de débito de contribuições sociais quando solicitarem às prefeituras a concessão ou renovação de alvará de localização. O senador Paulo Paim (PT-RS), autor da proposta, explica que a intenção não é estabelecer uma nova obrigação pecuniária, mas ampliar os mecanismos de verificação do pagamento de contribuições para a seguridade social.

O efeito imediato pretendido, segundo Paim, é estimular a regularização voluntária de eventuais débitos previdenciários por parte das empresas. Já a médio e longo prazo, a intenção é reduzir a sonegação de contribuições sociais.

O projeto original de Paulo Paim previa a mesma exigência nos pedidos de emissão de talonário de notas fiscais. O texto aprovado pelo Senado e encaminhado à Câmara, no entanto, mantém a exigência apenas na requisição de alvará.

A legislação atual já prevê a exigência da certidão negativa em outros casos, como contratação da empresa pelo poder público, concessão de benefícios e incentivos fiscais e transformação ou extinção de entidade ou sociedade comercial e civil.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1258/2007

Íntegra da proposta