Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto prevê acesso a remédios para câncer de próstata

18/07/2007 - 13:59  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 283/07, que obriga o governo a fornecer medicamentos para os portadores de hiperplasia benigna ou câncer de próstata. A hiperplasia benigna é o aumento do volume da próstata, glândula situada na parte inferior da bexiga dos homens e que fabrica uma parte do esperma.

O autor do projeto, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), ressaltou que há várias formas de tratamento, tais como cirurgias e medicamentos preventivos. Uma parte das despesas com exames e procedimentos cirúrgicos para o paciente de baixa renda é absorvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas, de acordo com o parlamentar, o fornecimento dos remédios não é previsto.

Custos
Os pacientes de baixa renda, lembrou ele, não conseguem manter "a utilização da medicação, normalmente de uso continuado ou de alto custo". Rafael Guerra destacou que a interrupção do tratamento produzirá ônus adicionais pela geração de novas necessidades de atendimento ambulatorial, de execução de exames diagnósticos, de internação hospitalar, de realização de cirurgias e da aplicação de terapias.

Por tais razões, o deputado afirmou ser "urgente, do ponto de vista racional, humano e social, adotar mecanismos que, por semelhança do que se dá com o diabetes e com a aids, proporcionem o acesso gratuito aos medicamentos de prescrição padronizada pelos portadores de hiperplasia benigna e câncer de próstata".

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para análise das comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Urologistas anunciam campanha contra o câncer de pênis
Mil brasileiros ao ano amputam pênis por causa de câncer
Urologistas pedem drogas contra câncer de próstata no SUS
Seguridade aprova mensagem de prevenção em roupa íntima

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 283/2007

Íntegra da proposta