Agropecuária

Projeto tipifica invasão de terra como terrorismo

27/10/2006 - 09:39  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7485/06, da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Reforma Agrária, que tipifica como terrorismo a invasão de propriedade alheia com o fim de pressionar o governo. A proposta altera a Lei de Segurança Nacional (7170/83) e prevê pena de reclusão, de três a dez anos, para quem saqueia, invade ou depreda propriedade alheia; ou mantém a pessoa que nela se encontra em cárcere privado, com o fim de manifestar inconformismo político ou de pressionar o governo a fazer ou deixar de fazer alguma ação.
O relatório final da comissão, conhecida como CPMI da Terra, foi aprovado em novembro do ano passado. O texto considera o terrorismo um dos crimes mais multifacetados da história contemporânea, de caráter eminentemente político, que se adapta à realidade social, econômica e cultural do local onde se exterioriza.
"No Brasil, tem se manifestado na forma do inclusionismo socioeconômico, por meio do qual associações de trabalhadores rurais sem-terra, por exemplo, reclamam a falta de participação social e econômica em razão de uma suposta negação estatal de direitos garantidos constitucionalmente e, por meio da violência, buscam pressionar o governo a transformar tais direitos abstratos em realidade concreta", afirma o texto da CPMI. "Esse tipo de terrorismo, próprio da realidade brasileira, não deve ser aceito e deve ser punido com o mesmo rigor que as outras formas de atos terroristas previstas na Lei de Segurança Nacional."

Conflitos no campo
O relatório aprovado pela CPMI teve origem em parecer paralelo apresentado pelo deputado Alberto Lupion (PFL-PR), que isentou a União Democrática Ruralista (UDR) de responsabilidade sobre a violência no campo e pediu investigações sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O apoio da bancada ruralista foi decisivo na derrubada do parecer do relator, deputado João Alfredo (Psol-CE), que recomendava ações para apressar a reforma agrária no País.

Tramitação
O projeto será votado pelo Plenário.

Notícias relacionadas:
Projeto exige função social para reintegração de terra
Projeto agiliza identificação de terras devolutas
Relator entrega ao TCU parecer derrotado na CPMI da Terra
ONU vai considerar relatório rejeitado pela CPMI da Terra
Ruralistas vencem disputa na conclusão da CPMI da Terra

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7485/2006

Íntegra da proposta