Agropecuária

Projeto prevê incentivo para quem deixar de plantar tabaco

13/09/2006 - 08:30  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7100/06, do Senado, que incentiva o fim das plantações de tabaco. O projeto inclui entre os objetivos do crédito rural (previsto na lei 8171/91) o estímulo à substituição dessas culturas por atividades alternativas.
De acordo com o texto, o poder público deverá conceder incentivos especiais, como a prioridade no acesso a recursos do crédito rural, ao proprietário que desistir de plantar tabaco.
Hoje, o crédito rural beneficia produtores de mudas ou sementes básicas, de sêmen para inseminação artificial, praticantes de pesca artesanal com fins comerciais e pessoas que se dediquem a atividades florestais e pesqueiras. Já os incentivos especiais podem ser concedidos ao proprietário rural que preservar a cobertura florestal nativa ou recuperar áreas devastadas de seu terreno ou, ainda, que for prejudicado por atos do governo que limitem o uso de recursos naturais disponíveis na propriedade.

Convenção
O autor da proposta, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), explica que, se aprovado, o projeto ajudará no cumprimento das determinações da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, aprovada pela 56º Assembléia Mundial de Saúde. O acordo prevê, entre outras medidas, a substituição do plantio de fumo por outras culturas.
O Brasil assinou o tratado em junho de 2003 e o Congresso o ratificou em outubro do ano passado. "O que propomos é dar uma opção aos produtores rurais que desejarem substituir a cultura do fumo por atividades alternativas, de acordo com o que prevê a Convenção", diz o senador.

Tramitação
O PL 7100/06 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Fumo e álcool podem ser proibidos em filmes infantis
Proposta garante plantio de fumo na região Sul

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7100/2006

Íntegra da proposta