Agropecuária

Comissão de Agricultura discute financiamento da cultura do tabaco no Rio Grande do Sul

10/09/2018 - 08:52  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discute nesta segunda-feira a falta de crédito para os produtores gaúchos de tabaco.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que pediu a realização do encontro, afirma que os produtores de tabaco não conseguem financiamento para reforma e manutenção de secadores, o que prejudica toda a cadeia produtiva do tabaco.

“As restrições nas regras do crédito rural no Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] entraram em vigência em julho de 2017 e impedem um produtor de tabaco, por exemplo, de utilizar o crédito oficial para programar em sua propriedade um sistema alternativo de geração de energia ou construir uma estufa de fumo, que sirva também para a secagem de milho”, explica o parlamentar.

“Não é possível que, mesmo em se tratando de uma cultura lícita, exista restrições dessa natureza”, critica.

Foram convidados para debater o assunto, entre outros, a secretaria-executiva da Comissão Nacional Para Implementação da Convenção Quadro Para o Controle do Tabaco (Inca) do Ministério da Saúde, Tânia Maria Cavalcante; e o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner.

Confira a lista completa de convidados.

O encontro será realizado no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul (RS), a partir das 14 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.