Agropecuária

Encontro discute o desenvolvimento da agricultura sintrópica no Brasil

08/08/2018 - 08:36  

A comissão que estuda a Política Nacional Redução Agrotóxicos (PL 6670/16) discute hoje os princípios da agricultura sintrópica e o desenvolvimento de sistemas agroflorestais agroecológicos. A audiência foi proposta pelos deputados do PT Pedro Uczai (SC) e Nilto Tatto (SP).

Sistemas agroflorestais são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizadas para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. “A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida”, afirma Uczai.

Pedro Uczai acrescenta que, além de contribuir para a conservação do meio ambiente, os sistemas agroflorestais despertam o interesse dos agricultores, pois permitem oferecer produtos agrícolas e florestais, incrementando a geração de renda das comunidades agrícolas.

O criador do conjunto de princípios e técnicas que compõem a agricultura sintrópica, Ernst Gotsch, é um dos convidados para debater o assunto com os deputados.

Além de Gotsch, foram convidados para participar da audiência, entre outros, o agrônomo e especialista em sistemas agroflorestais para agricultura familiar, Maurício Rigon Hoffmann Moura; o pesquisador da Embrapa, Márcio Armando; o coordenador do World Agroforestry Center (ICRAF), Andrew Miccolis.

Confira a lista completa de convidados.

O debate será realizado a partir das 14h30, no plenário 1.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.