Agropecuária

MP libera estoques de milho da Conab para criadores e fabricantes de ração animal

30/05/2018 - 15:51  

Cleverson Beje/FAEP
Agropecuária - plantações - colheitas milho máquinas agrícolas agricultor
Os produtores poderão comprar 500 toneladas de milho por dia

Publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 835/18 autoriza a disponibilização imediata dos estoques de milho em grão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os criadores de aves e suínos e as empresas de processamento de ração animal de todo o País.

A MP será analisada agora no Congresso Nacional.

O milho é um dos componentes básicos da ração de animais de corte e a greve dos caminhoneiros provocou o desabastecimento do grão entre os produtores rurais e fabricantes de ração.

O cereal será ofertado, durante 30 dias, pelo Programa de Vendas em Balcão (ProVB), da Conab. Esse programa viabiliza o acesso de pequenos criadores rurais aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da companhia, por meio da venda direta, a preços compatíveis com os praticados nos mercados atacadistas locais.

De acordo com a MP, as vendas aos criadores e à indústria serão realizadas à vista e a compra ficará limitada a 500 toneladas diárias de milho por produtor ou empresa.

Tramitação
A MP 835/18 será discutida inicialmente em uma comissão mista. Depois segue para os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 835/2018

Íntegra da proposta