Agropecuária

Minas e Energia debate importação de fósforo e potássio, usados como fertilizantes nas lavouras

22/11/2017 - 08:17  

A Comissão de Minas e Energia promove hoje uma audiência pública para debater a exploração de jazidas de fósforo e potássio no Brasil, usados como fertilizantes nas lavouras. O pedido para realização da audiência é dos deputados Reinhold Stephanes (PSD-PR) e Ronaldo Benedet (PMDB-SC).

Para Stephanes, falta um plano nacional para minimizar a dependência brasileira na importação desses nutrientes, o que segundo ele, é um fator de diminuição da renda do produtor rural e da competitividade brasileira.

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Audiência pública. Dep. Reinhold Stephanes (PSD-PA)
Stephanes critica dependência brasileira na importação de fertilizantes

“Os últimos estudos sobre o balanço de produção e de consumo nacional de fertilizantes mostraram aumento da dependência externa, com importação de 65% do fósforo necessários e 90% do potássio utilizados. O custo dos fertilizantes na produção das lavouras de soja, milho, trigo e arroz, varia de 10% a 30%”, informou.

Ele também criticou a dependência de poucos países e empresas na importação de fertilizantes, que dominam o mercado no mundo e no Brasil. “Esse cenário permite oligopólio ou mesmo cartelização do setor”, acrescentou Stephanes.

Foram convidados para o debate:
- o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Humberto Lôbo Cruz;
- o coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agropecuários do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Hideraldo José Coelho; e
- o chefe adjunto de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), José Carlos Polidoro.

A audiência ocorre no plenário 14, às 9 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.