Agropecuária

Proposta sobre proteção de cultivares pode ser votada hoje

22/11/2017 - 08:34  

sima/Fotolia
Agropecuária - plantações - soja lavoura colheita produção agrícola
Hoje o agricultor pode guardar parte das sementes e replantá-las ou vendê-las; o subsitutivo proíbe essa venda

 A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa projeto que altera a Lei de Proteção de Cultivares (PL 827/15) pode votar o parecer do relator, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), nesta tarde. A reunião para discutir o parecer estava marcada para o início do mês, mas foi cancelada.

Cultivares são espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam.

A proposta em análise na Câmara altera a Lei 9.456/97, que regulamenta a propriedade intelectual sobre vegetais desenvolvidos no País. De acordo com o substitutivo apresentado por Leitão, será obrigatória a autorização do detentor da patente de cultivares para a comercialização do produto obtido na colheita.

O objetivo é ampliar o controle e a fiscalização sobre o uso de sementes melhoradas, garantindo a remuneração para a empresa que cria ou desenvolve uma cultivar. Atualmente, a lei veda apenas a produção e não proíbe a venda sem a autorização do detentor da patente da cultivar.

A reunião está marcada para as 14 horas, no plenário 7, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 827/2015

Íntegra da proposta