Agropecuária

Pesquisa mostra que 99% das amostras de alimentos estão dentro do limite permitido

26/09/2017 - 18:58  

Lúcio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana. Professor efetivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais/Campus Muriaé, José Luiz Paixão
José Paixão denunciou resíduos acima do normal em 90% das amostras de leite

No final do ano passado, a Anvisa, que pela legislação em vigor é a responsável por analisar o risco de agrotóxicos para a saúde humana, divulgou o resultado de uma pesquisa que analisou resíduos de agrotóxicos em 12 mil amostras de alimentos durante três anos. O objetivo era verificar se os alimentos apresentavam nível de agrotóxicos dentro dos Limites Máximos de Resíduos, ou LMR, estabelecidos pelo órgão.

O resultado é que 99% das amostras estavam dentro dos limites permitidos. Foram avaliados cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, totalizando 25 tipos de alimentos, que representam mais de 70% dos vegetais consumidos pela população.

Apenas 1% estava acima do limite, o LMR, que é apenas uma medida da boa prática agrícola e significa que o produtor respeitou a dosagem prevista na bula e na embalagem do agrotóxico.

Outros países, como a França, já proibiram o uso de um dos agrotóxicos mais usados no Brasil, o herbicida glifosato. Em 2009, a União Europeia já havia adotado o princípio da precaução como norma e proibiu a pulverização aérea de agrotóxicos. E os Estados Unidos já aboliram mais de 200 princípios ativos de agrotóxicos desde 1996.

Pesquisa do IBGE divulgada em 2015 concluiu que, nos dez anos anteriores, o uso de agrotóxicos tinha aumentado 150%. Hoje, o país consome cerca de 1 milhão de tonelada desses produtos por ano.

Leite contaminado
José Luiz Paixão, professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, em Muriaé (MG), apresentou na audiência dados relativos ao uso de produtos veterinários contra pragas e doenças, também considerados agrotóxicos por ele.

Segundo ele, em 2012, mais de 90% das amostras de leite produzidas no sudoeste e sul da Bahia apresentaram resíduos acima do considerado normal do antibiótico oxitetraciclina. “É um perigo subestimado, já que nenhum agricultor compra produto veterinário com nota fiscal e receituário”, disse.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.