Agropecuária

Projeto prioriza titulação individual na reforma agrária

01/05/2017 - 15:12  

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados estabelece que a titulação na reforma agrária será preferencialmente individual. O Projeto de Lei 7000/17, do deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), altera a Lei da Reforma Agrária (8.629/93), que desde 2014 prevê a titulação individual e a coletiva, sem priorizar nenhuma delas.

Billy Boss - Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as possibilidades de controle das contas públicas usando dados abertos. Dep. Hildo Rocha (PMDB-MA)
Hildo Rocha: proposta evita que associações privadas administrem a reforma agrária em benefício próprio

Ainda conforme a proposta, nos casos de titulação coletiva, ela será concedida nominalmente aos beneficiários em formato condominial, respeitada a fração mínima de parcelamento.

O argumento de Hildo Rocha é que o projeto vai beneficiar os trabalhadores rurais pessoas físicas, evitando que associações privadas passem a gerir a política de reforma agrária em benefício próprio.

“Após a previsão legal, o Incra passou a conceder títulos para entidades representativas ou para os movimentos sociais, fazendo com que estes passassem a ser intermediadores entre o Estado e o cidadão brasileiro”, afirma Hildo Rocha. “Isso muitas vezes leva à submissão involuntária de assentados às entidades e abre margem para que pessoas de direito privado passem a reger uma política pública, ‘escolhendo’ os assentados que melhor lhes convenham”, acrescenta.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.