Agropecuária

Câmara homenageia 45º aniversário do Instituto Agronômico do Paraná

23/08/2017 - 19:51  

A Câmara dos Deputados homenageou nesta quarta-feira (23), em sessão solene, os 45 anos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). A homenagem foi solicitada pelos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e Reinhold Stephanes (PSD-PR).

Segundo Hauly, as pesquisas feitas pelo instituto, que é vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, impulsionaram a economia do Paraná. “Com a vinda da soja, do milho, do trigo e de todas as outras culturas, o estado se diversificou. O trabalho do Iapar dá o suporte para a evolução da nossa produção”, afirmou.

Canziani acrescentou que a instituição presta serviços relevantes à sociedade brasileira, ao permitir avanços tecnológicos no agronegócio. “Quando passamos por momentos difíceis como o atual, temos na agricultura a base para que possamos exportar, gerar empregos e oportunidades”, ressaltou.

Stephanes destacou a importância do instituto no objetivo de o Brasil se tornar o maior exportador de soja do mundo. “Hoje somos o segundo desse ranking, mas, com toda a eficiência aplicada, em poucos anos seremos o primeiro. A Iapar faz parte disso”, comentou.

Sustentabilidade
O presidente da entidade paranaense, Florindo Dalberto, apontou que a frase “inovação com sustentabilidade” define os desafios da agricultura brasileira. “É necessário haver investimentos em pesquisas públicas, porque elas nos dão condições para continuarmos sendo um ator mundial de destaque”, disse.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, salientou que o instituto homenageado oferece importante contribuição para a promoção do desenvolvimento agrícola e pecuário do Paraná. “O Iapar é um órgão responsável pela pesquisa, pela geração e pela adaptação de tecnologias, a fim de prover soluções inovadoras para o meio rural e o agronegócio do estado”, completou.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.