Agropecuária

Comissão aprova criação de agência de desenvolvimento agrário do Matopiba

A região compreende as áreas produtivas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O polo agrícola abrange 337 municípios, onde vivem 5,9 milhões de pessoas

29/06/2017 - 15:03  

Gilmar Felix / Câmara dos Deputados
Homenagem aos cinquenta anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa. Dep. Átila Lins (PSD-AM)
Átila Lins defende melhorar a eficiência da infraestrutura logística já existente, como a malha rodoviária, hidroviária, ferroviária e de energia elétrica, especialmente para o transporte e escoamento da safra

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 279/16, que autoriza o Poder Executivo a instituir a Agência de Desenvolvimento do Matopiba.

A região, considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, compreende áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

Pela proposta do Executivo, a agência será responsável por promover atividades para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário da região, como fortalecer a infraestrutura agrícola a partir da inovação tecnológica e da orientação e apoio ao produtor rural; e articular e elaborar projetos de assistência técnica, extensão rural e formação a pequenos e médios produtores rurais.

Favorável à matéria, o relator, deputado Átila Lins (PSD-AM) defende o aumento de infraestrutura na região. “Há que se melhorar a eficiência da infraestrutura logística já existente, como a malha rodoviária, hidroviária, ferroviária e de energia elétrica, especialmente para o transporte e escoamento da safra”, observou.

Tramitação
A proposta tramita com prioridade e ainda será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta