Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

14/06/2017 - 12h51

CCJ aprova projeto que barra importação de café verde do Peru

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Rodrigo de Castro (PSDB-MG)
Castro: Autorizar a importação do café peruano pode causar enormes prejuízos sociais, econômicos e ambientais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que barra a importação de café do Peru. O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 383/16 susta resolução do Ministério da Agricultura que libera a compra do produto.

A Resolução 1/16 permite a entrada de grãos verdes do café peruano, que seriam torrados, além de receberem outros benefícios, para a comercialização no País. Segundo o autor da proposta, deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES), o produto peruano entra no mercado brasileiro com preço inferior ao café nacional, o que prejudica sobretudo pequenos produtores que investem em cafés especiais.

De acordo com o relator, deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), o preço do café peruano é mais competitivo que o brasileiro por ser produzido, em grande parte, em áreas de florestas desmatadas. “Tal atividade, em território brasileiro, estaria em desacordo com as normas ambientais vigentes”, disse.

A comissão seguiu recomendação de Castro pela aprovação do substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A comissão suspendeu outra norma do Ministério da Agricultura que aprova requisitos para a importação do café peruano (Instrução Normativa nº 6, de 29 de abril de 2015).

Tramitação
A proposta segue agora para o Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

José Augusto | 15/06/2017 - 11h36
Fica sugerido fazer a mesma coisa com os produtos chineses, especialmente têxteis, brinquedos e louças, tudo de má qualidade e a preços bem inferiores aos nacionais.