Agropecuária

Créditos do BNDES poderão ser vinculados à geração de renda no campo

05/06/2017 - 17:27  

Billy Boss - Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Dep. Helder Salomão (PT-ES)
Helder Salomão: objetivo é proteger o trabalhador rural do eventual desemprego provocado pela mecanização e automação de atividades agrícolas

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3615/15, que condiciona os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para compra de máquinas e equipamentos agrícolas à geração de emprego e renda para os trabalhadores rurais.

Segundo o autor, deputado Helder Salomão (PT-ES), o objetivo é proteger o trabalhador rural do eventual desemprego provocado pela mecanização e automação de atividades agrícolas.

“Precisamos garantir o crescimento econômico no campo, mas isto deve ocorrer com o desenvolvimento social e responsabilidade, para que o elo mais fraco não seja prejudicado”, justificou.

O deputado observa que a iniciativa atende à demanda de movimentos do campo, sobretudo, o feminino por meio da pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas.

O projeto altera a Lei 5.662/71, que enquadra o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) na categoria de empresa pública.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta