Agropecuária

Comissão aprova sustação de portaria que define terras quilombolas no Rio Grande do Sul

26/05/2017 - 17:50  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Grande Expediente - Dep. Josué Bengston (PTB - PA)
Josué Bengston: referências existentes são a areas que já sejam ocupadas pelas comunidades quilombolas e seus integrantes, e não outras que já estejam sob a posse, muitas vezes secular, de outros grupos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou a suspensão de uma portaria (531/15) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que declarou como terras da comunidade quilombola Mormaça uma área situada no município gaúcho de Sertão.

A sustação está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 240/15, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), e recebeu parecer pela aprovação do relator na comissão, deputado Josué Bengtson (PTB-PA).

Sem previsão na lei
Bengtson concordou com o argumento de Heinze de que não existe qualquer previsão constitucional ou infraconstitucional que permita a desapropriação de áreas ocupadas, no caso por agricultores, para assentamentos de remanescentes de quilombolas.

“As referências existentes dizem respeito sempre a áreas que já sejam ocupadas pelas referidas comunidades quilombolas e seus integrantes, e não outras que já estejam sob a posse, muitas vezes secular, de outros grupos”, afirmou o relator.

Tramitação
O projeto será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito. Em seguida, será votado pelo Plenário.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 240/2015

Íntegra da proposta