Agropecuária

Câmara aprova criação de política para cadeia produtiva da erva-mate

17/05/2017 - 13:31  

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Esperidião Amin (PP - SC)
Legenda

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou projeto do deputado Afonso Hamm (PP-RS) que institui a Política Nacional da Erva-Mate (PL 4137/15), para estimular a cadeia produtiva da erva, muito tradicional em estados do sul do País.

Como a proposta tramita em caráter conclusivo e já foi aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, ela deverá seguir para análise do Senado.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Esperidião Amin (PP-SC). Ele explicou que seu estado é o maior produtor de erva-mate no País e, por isso, seu interesse especial. “Mas a produção se expande, e é bom termos uma política de Estado”, disse.

Instrumentos
A proposta determina que a política nacional deverá adotar entre seus princípios e diretrizes a sustentabilidade ambiental, econômica e social da cadeia produtiva; a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; e o incentivo ao desenvolvimento de novos mercados.

Como instrumentos para formalizar a política, o projeto sugere o crédito oficial para a produção, a industrialização e a comercialização da erva-mate; a assistência técnica e a extensão rural; o seguro rural e a promoção de ajustes normativos, entre outros.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta