Agropecuária

Comissão discute uso de agrotóxicos em culturas de pequeno porte

08/03/2017 - 09:23  

A comissão especial que analisa a regulamentação de defensivos fitossanitários (PL 6299/02) debate em audiência pública hoje a disponibilidade e a utilização desses produtos no contexto de pequenas culturas, chamadas “minor crops”.

Foram convidados:
- o diretor-associado do Projeto IR-4, focado em soluções para o manejo de pragas em pequenas culturas ('minor crops'), vinculado à Universidade Estadual de New Jersey (EUA), Daniel Kunkel;
- o diretor do Departamento de Agricultura e Agro Alimentos do Canadá (AAFC), Marcos Alvarez;
- o diretor-executivo de Registro e Avaliações da Autoridade de Pesticidas e Medicamentos Veterinários da Austrália, Alan Norden.

Um dos autores do requerimento para a realização do debate, deputado Luiz Nishimori (PR-PR), afirma que os entraves para o registro de novas tecnologias no trato fitossanitário de pequenas culturas são ainda maiores que os enfrentados pelas culturas tradicionais, como milho, soja, algodão e cana-de-açúcar.

“Com a presença de dois especialistas internacionais em suporte fitossanitário e manejo de pragas para ‘minor crops’, a comissão especial poderá adquirir informações importantes sobre as atuais tendências mundiais para este segmento”, diz Nishimori.

“Além da experiência dos Estados Unidos e Canadá, consideramos de fundamental importância conhecer a experiência australiana, conforme pudemos constatar em visita técnica realizada em novembro de 2016”, destaca a deputada Tereza Cristina (PSB-MS), que também solicitou a audiência.

A audiência ocorrerá no auditório Freitas Nobre do anexo IV da Câmara, às 14h30.

Da Redação - AP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta