Agropecuária

Projeto obriga detalhamento de composição e quantidades em rótulo de ração animal

23/02/2017 - 16:00  

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
João Derly
Derly: tutores de animais domésticos poderão escolher com mais conhecimento a alimentação dos animais sob sua guarda

Os rótulos das rações animais deverão informar, de forma clara e legível, os nutrientes contidos em suas composições, e as respectivas quantidades. É o que determina o Projeto de Lei 5410/16, do deputado João Derly (Rede-RS), em tramitação na Câmara dos Deputados.

Os nutrientes devem ser expressos em cinco categorias: macronutrientes, aminoácidos, vitaminas, minerais, e ingredientes proteicos, energéticos e fibrosos. No primeiro grupo, por exemplo, devem constar as quantidades de proteína bruta, carboidratos e água.

O deputado explica que o objetivo da proposta é tornar mais completo os rótulos das rações vendidas no mercado.  “Com esse rol de informações detalhadas, os tutores de animais domésticos poderão escolher com mais conhecimento e segurança a alimentação dos animais sob sua guarda”, disse Derly.

O deputado afirma que os diversos tipos de animais demandam rações diferentes. O detalhamento nutricional vai contribuir para uma escolha melhor dos produtos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5410/2016

Íntegra da proposta