Agropecuária

Comissões da Câmara recebem defensores da vaquejada

25/10/2016 - 15:03  

Assista ao vivo

Começou há pouco reunião das comissões do Esporte e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados para ouvir argumentos a favor da vaquejada. A audiência pública ocorre após manifestantes ocuparem a Esplanada em defesa da atividade na manhã desta terça-feira (25).

O início da reunião foi tumultuado por manifestações pró e contra a atividade. Para as entidades em defesa dos direitos de animais, a vaquejada uma forma de tortura. Já os vaqueiros e veterinários presentes na comissão afirmam que a prática é legal.

Na vaquejada, dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo.

No início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional lei do estado do Ceará que regulamentava a vaquejada como política desportiva e cultural. Os ministros consideraram que a prática implica “crueldade intrínseca” no tratamento aos animais.

O deputado Fernando Monteiro (PP-PE), um dos que solicitaram a reunião, considera a prática uma atividade desportiva vinculada à cultura nordestina, que precisa ser regulamentada.

Os contrários à regulamentação da atividade acreditam que a decisão do STF já é suficiente para evidenciar os maus tratos aos animais.

Propostas
A Câmara já aprovou um projeto que estabelece a vaquejada como patrimônio imaterial do País (PL 1767/15). O texto está em análise no Senado, com parecer favorável.

Também tramita na Casa o Projeto de Lei 2452/11 que qualifica a vaquejada como esporte nas modalidades amadora e profissional.

Mais informações a seguir

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta