Agropecuária

Proposta inclui inovação tecnológica entre ações da política para agricultura familiar

14/09/2016 - 17:54  

A Câmara dos Deputados analisa proposta que inclui, entre as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar, a promoção de ações públicas voltadas para a modernização e inovação tecnológica e para o desenvolvimento e transferência de tecnologias.

Reprodução/TV Câmara
dep. Andre Abdon
André Abdon: tecnologia torna atividade mais competitiva e rentável

A medida está prevista no Projeto de Lei 3764/15, do deputado André Abdon (PP-AP). O texto modifica a Lei 11.326/06, que trata da política nacional.

O autor argumenta que o apoio à agricultura familiar deve superar o financiamento e a comercialização, dando destaque também à questão tecnológica.

“A evolução tecnológica é uma realidade e tem ajudado muito o agronegócio a criar mecanismos que possibilitem ampliar a capacidade de competição nos mercados interno e externo”, ressalta. “Devemos trilhar esse mesmo caminho para a agricultura familiar, objetivando o aumento da produção e o barateamento dos custos,”, completa.

Abdon cita estudos e pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) voltados à agricultura familiar para justificar a necessidade de disponibilizar tecnologias para assegurar a competitividade e sustentabilidade econômica, social e ambiental desse tipo de atividade.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3764/2015

Íntegra da proposta