Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

02/08/2016 - 14h46

Projeto prevê que Projovem Campo promova formação em empreendedorismo

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3833/15, do Senado, que acrescenta a formação técnica inicial em empreendedorismo rural entre os objetivos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), modalidade Campo - Saberes da Terra.

Pela Lei 11.692/08, relativa ao programa, o Projovem Campo - Saberes da Terra tem como finalidade elevar a escolaridade dos jovens da agricultura familiar, integrando a qualificação social e formação profissional. O programa atende a jovens com idade entre 18 e 29 anos, residentes no campo, que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o ensino fundamental.

Segundo a proposta, a formação técnica inicial em empreendedorismo rural será implementada por meio de ocupação específica. A formação terá como eixo a disseminação de conteúdos diretamente relacionados à vida no campo e aos empreendimentos rurais. O objetivo é motivar e desenvolver competências empresariais, mediante a introdução de instrumentos gerenciais de planejamento, organização e controle do empreendimento rural.

Conforme o texto, os jovens rurais com essa formação técnica receberão a certificação de Jovem Empreendedor Rural – Nível 1. O certificado comprovará o esforço realizado pelo jovem para a aquisição de conhecimentos visando à atividade empreendedora.

“Entendemos que o Projovem Campo deva ser ampliado para contemplar a necessidade de formação dos jovens empreendedores que serão os responsáveis pelo desempenho da agropecuária brasileira nas próximas décadas”, disse o autor da proposta, senador Agripino Maia (DEM-RN).

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'