Agropecuária

Projeto visa facilitar captação de recursos no mercado externo por produtores rurais

11/01/2016 - 09:46  

Reprodução/Tv Câmara
dep. Tereza Cristina
Tereza Cristina: com as mudanças no processo produtivo, o sistema de crédito rural não acompanhou a evolução da demanda dos produtores rurais, e o projeto viabilizará a capatação de recursos para o setor

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3573/15, da deputada Tereza Cristina (PSB-MS), que permite a emissão de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) indexado em moeda estrangeira, quando lastreado em produtos agropecuários cotados em moeda estrangeira e negociado exclusivamente com investidores não residentes.

A autora da proposta ressalta que os recursos disponíveis pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) não têm acompanhado a evolução da demanda dos produtores rurais e de suas cooperativas. “Faz-se necessário viabilizar a captação de recursos pelos produtores rurais no mercado externo, para complementar as necessidades de recursos do setor rural”, afirma.

O projeto acrescenta artigo à Lei 11.076/04, que institui o CRA, como um instrumento para financiamento privado do agronegócio brasileiro.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3573/2015

Íntegra da proposta