Agropecuária

Projeto autoriza construção de reservatório próximo a curso d’água em APPs

01/04/2015 - 17:23  

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Luis Carlos Heinze
Heinze: falta de clareza na legislação dificulta a expansão de tecnologias ligadas à irrigação.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 30/15, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), que autoriza a construção de reservatório d'água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) de imóveis rurais. A construção poderá ocorrer nas faixas marginais de qualquer curso d'água natural e nas áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais.

A proposta acrescenta parágrafo ao artigo 4º do Código Florestal (Lei 12.651/12), que define o conceito de APP.

Segundo Heinze, a falta de clareza na legislação dificulta a expansão de tecnologias ligadas à irrigação. “A inserção desse dispositivo no Código Florestal trará clareza necessária a tão significativo tema e de fundamental importância para a redução de perdas nas lavouras, para a preservação dos recursos naturais e para o aumento da produção de alimentos”, diz o deputado.

A autorização prevista no PL 30/15 vale para a construção de reservatórios d'água para projetos de irrigação e também para a infraestrutura física a eles associados.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para análise das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 30/2015

Íntegra da proposta