Agropecuária

Comissão promove eventos sobre o direito à alimentação

24/11/2014 - 08:38  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias promove nesta semana, em conjunto com as frentes parlamentares da Agricultura Familiar; da Agroecologia; da Extensão Rural; e da Segurança Alimentar e Nutricional, uma série de eventos sobre o direito à alimentação.

Os eventos fazem parte da programação da comissão, que aderiu à iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena.

VT agricultura familiar
No Brasil, existem mais de 4 milhões de estabelecimentos rurais de agricultura familiar.

Hoje será inaugurada a mostra “Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta.” A exposição ficará aberta até sexta-feira (28), das 9h às 18h, no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados.

O evento conta com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas).

Seminário
Na quarta-feira (26), será realizado o Seminário Internacional Direito Humano à Alimentação Adequada e Agricultura Familiar. O objetivo é dar visibilidade a um setor que, contando com políticas públicas corretas, pode dar uma importante contribuição para a erradicação da fome e da pobreza de forma sustentável, e para, assim, assegurar a efetivação dos direitos humanos.

O seminário ocorrerá das 9h às 13h, no auditório Nereu Ramos. Antes, às 8 horas, haverá um café da manhã com produtos da agricultura familiar, no foyer do Nereu Ramos

Ano Internacional da Agricultura Familiar
O ano de 2014 foi declarado pela ONU o Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena em reconhecimento à importância dessa atividade para a produção sustentável de alimentos, a segurança alimentar e a erradicação da pobreza.

A agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos que são consumidos no planeta, que vão desde produtos in natura até os agroindustriais. No Brasil, a agricultura familiar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo, 60% do leite, 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.

São mais de 500 milhões de agricultores familiares no mundo. No Brasil, existem mais de 4 milhões de estabelecimentos rurais desse tipo. Cerca de 75% da mão de obra empregada no campo atua na agricultura familiar, que mobiliza as economias locais. O setor responde por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira e 10% do PIB nacional. E tem, inclusive, participação na balança de exportações.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.