Agropecuária

Agricultura aprova indenização para locais com linhas de transmissão

05/06/2014 - 16:52  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece indenização de, no mínimo, 20% do valor do terreno utilizado, no caso de desapropriação de terras para implantação de redes de transmissão ou de distribuição de energia elétrica. O texto inclui a regra na lei sobre concessões e permissões de serviços públicos (9.074/95).

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Giacobo (PR-PR), ao Projeto de Lei 4092/12, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES).

Antonio Augusto
Giacobo
Giacobo: mudança no texto foi feita para definir critério de avaliação para indenização.

O substitutivo acrescentou à proposta original a obrigação de o valor atualizado da terra nua (sem benfeitorias) ser obtido por avaliações de engenheiros com anotação de responsabilidade técnica no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) estadual. O engenheiro deverá ser contratado pelo Poder Público com custo pago pela concessionária de energia elétrica.

Segundo Giacobo, a mudança foi feita para definir o critério de avaliação do valor a ser indenizado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá dar ciência aos atingidos pela obra para que o terreno possa ser considerado de utilidade pública.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A matéria já foi aprovada pela Comissão de Minas e Energia.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta