Agropecuária

Deputado defende mais investimentos na substituição do plantio do tabaco

28/05/2014 - 13:04  

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) disse há pouco que o investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário no programa de extensão rural para diversificação da produção de tabaco é muito pequeno. Ele ressaltou que foram investidos R$ 75 milhões em três anos. O deputado foi autor do requerimento para a realização do seminário sobre a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que acontece neste momento.

A convenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi adotada em 2003, sendo ratificada pelo Brasil em 2005. Entre outros pontos, os países signatários comprometem a promover alternativas economicamente viáveis para os trabalhadores e os cultivadores de tabaco. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial.

Perondi afirma que deveria haver “foco orçamentário” do ministério na diversificação da cultura do tabaco. Ele salientou os altos gastos do Sistema Único de Saúdo (SUS) com o tratamento de doenças associadas ao tabagismo, que incluem câncer e doenças cardiovasculares.

Antes, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hur Bem, havia destacado na audiência que 11 mil famílias estão sendo atendidas pelo programa de extensão rural para diversificação da produção. Hoje, o País tem cerca de 182 mil produtores de tabaco, sendo cerca de 160 mil na Região Sul e 20 mil no Nordeste.

Comércio ilegal
O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, salientou que há aumento expressivo do comércio ilegal de cigarros no Brasil, diante das medidas tributárias tomadas pelo governo para coibir a indústria do fumo. Segundo ele, esse comércio é maior do que de qualquer droga ilícita “mais pesada”. Ele defendeu mais esforços do governo para coibir o crime. A câmara é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O seminário, promovido pelas comissões de Seguridade Social e Família, e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, prossegue no plenário 7.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.