Agropecuária

Produtores podem ter financiamento facilitado para comprar aviões agrícolas

19/10/2013 - 13:40  

Arquivo/ Saulo Cruz
Sandra Rosado
Sandra Rosado: medida torna agricultura mais competitiva.

Os produtores rurais que comprarem aviões agrícolas podem contar com a equalização da taxas de juros nos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A medida está prevista no Projeto de Lei 5983/13, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN).

A Lei 10.200/01 já prevê financiamentos com taxas de juros equalizadas para a modernização da frota de tratores agrícolas, colheitadeiras e equipamentos para preparo, secagem e beneficiamento de café. O PL 5983/13 inclui os aviões nessa lista e acaba com o benefício para a compra de máquinas da indústria cafeeira.

Sandra Rosado acredita que a medida deve garantir mais competitividade para a agricultura do País. “O setor ainda subutiliza a tecnologia aeronáutica para fertilização, semeadura e combate às pragas e doenças das lavouras, ao contrário de outros países, onde a massiva utilização de aviões para essas atividades lhes confere enorme vantagem comparativa, além de proteger os trabalhadores agrícolas de contaminação por manipulação direta de produtos nocivos à saúde humana”, argumentou.

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Dourivan Lima

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5983/2013

Íntegra da proposta