Agropecuária

Comissão da PEC da Irrigação debate a transposição do rio São Francisco

28/08/2013 - 09:24  

A comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 368/09 promove audiência pública hoje, às 14h30, para discutir a integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste.

A PEC 368/09 prorroga por dez anos a obrigatoriedade de a União investir percentuais mínimos em irrigação nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. A Constituição determina, nas disposições transitórias, que essas regiões recebam 20% e 50%, respectivamente, dos recursos destinados pelo Orçamento da União para a irrigação, pelo prazo de 25 anos. A obrigação começou a contar em 1988 e acaba em 2013. A PEC 368 estende esse prazo para 35 anos – até 2023.

Leonardo Prado
Leonardo Gadelha
Leonardo Gadelha: o rio São Francisco representa 70% de toda a oferta de água para o Nordeste.

Transposição do São Francisco
O deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB), autor do requerimento, lembra que o Nordeste “possui apenas 3% da disponibilidade de água e 28% da população brasileira e apresenta ainda uma grande irregularidade na distribuição de recursos hídricos, uma vez que o rio São Francisco representa 70% de toda a oferta regional”.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, que vem sendo executado pelo Governo Federal, diz o deputado, “tem por objetivo assegurar oferta de água para 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte”.

Gadelha cita dados do Ministério da Integração Nacional, de que 43% das obras do projeto estão concluídas, e ressalta que “o incentivo à irrigação é essencial para o crescimento da agricultura familiar e da modernização da produção agrícola no Nordeste”.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o secretário de infraestrutura hídrica do Ministério da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira;
- o professor da Universidade da Paraíba, Francisco Jácome Sarmento;
- o ex-coordenador-geral do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, Rômulo de Macedo Vieira; e
- o conselheiro consultivo do Ministério da Integração Nacional, Hypérides Macedo.

A reunião ocorrerá no Plenário 14

Da Redação/DL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 368/2009

Íntegra da proposta