Agropecuária

Propostas estimulam produtores de tabaco a investir em outras culturas

28/05/2012 - 11:47  

Divulgação/Iapar
Saúde - Cigarro e bebidas - Tabaco - Cigarro - Tabagismo - Fumante - Fumo - Plantação de fumo
O Brasil produz em média 850 mil toneladas de fumo por ano, 95% são produzidos no RS.

A transição para uma economia mais sustentável socialmente esbarra na produção de tabaco no Brasil. O presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul, Celso Woyciechowski, lembra que o País é signatário da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco há nove anos. Promulgado em 2006, o compromisso prevê o incentivo a alternativas econômicas viáveis para os trabalhadores e cultivadores de fumo.

"Como se faz essa transformação e que oportunidade você pode dar àquelas centenas de famílias que sobrevivem da plantação do fumo? Você precisa de até 30 anos, no mínimo, para converter a cadeia produtiva em uma outra cadeia", explica o dirigente da CUT.

Na Câmara, três propostas estimulam os produtores de fumo a mudarem de ramo. Duas delas, os projetos de lei 465/07 e 1421/11, estão prontas para a pauta na Comissão de Constituição e Justiça.

Gustavo Lima
Darcísio Perondi
Perondi: responsabilidade de transformar essas cultura é do governo.

Para o coordenador da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o Congresso e o governo têm responsabilidade na conversão desses trabalhadores para outra atividade. "Eles plantam toda vida o fumo, uma plantação que utiliza muito veneno. São explorados pela indústria", alerta Perondi. " O pequeno agricultor fica entre dois. Nós, da Saúde, dizendo o fumo mata. E a indústria dizendo: o fumo é a fonte de receita de vocês," completa.

Números do tabaco
Desde 2005, o Ministério do Desenvolvimento Agrário tem um programa para estimular a diversificação em áreas cultivadas com tabaco. Segundo o ministério, há no País 65 projetos de pesquisa, capacitação e assistência técnica para apoiar 80 mil agricultores familiares nessas condições, em sete estados.

O Brasil produz em média 850 mil toneladas de fumo por ano, sendo 85% exportadas. A região Sul é responsável por 95% da produção de fumo no País e cerca de 200 mil agricultores familiares estão envolvidos na atividade.

Reportagem - Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.