Agropecuária

Câmara instala hoje comissão sobre produção rural integrada

08/11/2011 - 10:24  

Gilberto Nascimento
Plantação
Subcomissão sugere que o produtor rural integrado participe da definição do preço de seus produtos.

A Câmara instala hoje comissão especial que vai analisar propostas para regular as relações contratuais de integração entre empresas, indústrias e produtores rurais. A comissão vai analisar quatro propostas – PLs 4378/98, 4444/04, 3979/08 e 8023/10. A mais recente (8023/10) foi apresentada como resultado do trabalho de subcomissão sobre o assunto, criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na legislatura passada.

Essa subcomissão apontou, como um dos problemas mais graves provocados pela falta de norma específica, a dificuldade enfrentada pelos produtores integrados em garantir uma renda mínima para a matéria-prima que oferecem às indústrias. O produtor rural integrado é aquele que participa de todo o processo, desde a produção até a comercialização com as agroindústrias.

Definição de preços
No relatório final aprovado em 2010, a subcomissão argumenta que o produtor integrado finaliza o seu trabalho e entrega o resultado para a empresa, a quem cabe, por decisão unilateral, estabelecer o preço a ser pago. Uma das soluções apresentadas no parecer é que essa decisão passe a ser tomada por uma comissão específica, formada por representantes de produtores, de empresas e de órgãos técnicos do governo, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A proposta da subcomissão, entre outras medidas, delimita a exata abrangência dos contratos de integração agroindustrial no ordenamento jurídico brasileiro, define o que é a integração vertical e explicita quem são seus sujeitos.

Fórum Nacional
A subcomissão também propôs a criação do Fórum Nacional de Integração Agroindustrial (Foniagro), que terá a atribuição de definir políticas nacionais e as diretrizes gerais para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos sistemas de integração no País. O fórum será formado por representantes dos produtores integrados, das agroindústrias integradoras e do Poder Público.

A instalação da comissão especial está marcada para as 12 horas no Plenário 2. Na mesma reunião, serão eleitos o presidente e os vices.

Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4378/1998