Agropecuária

Comissão aprova selo de qualidade para agricultura familiar

30/10/2009 - 19:29  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei 4903/09, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que cria o Selo de Qualidade da Produção da Agricultura Familiar para classificar e identificar a procedência dos produtos certificados.

Esse sistema tem o objetivo de aumentar a confiança do consumidor nos produtos da agricultura familiar e fortalecer a qualidade dos produtos disponíveis no mercado. O selo será concedido ao agricultor que aderir ao Sistema Nacional de Certificação dos Produtos Oriundos da Agricultura Familiar, também criado pelo projeto.

Quem aderir ao sistema poderá usar o selo no rótulo de seus produtos, ser citado em publicações promocionais, acessar recursos do Sistema Nacional de Crédito Rural e oferecer produtos para a merenda escolar.

O relator na comissão, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), apresentou parecer favorável ao projeto. Ele aponta que a agricultura familiar cresce de forma acelerada e sustentada. Além disso, a qualidade, procedência e formas de produção são cada vez mais presentes nas preocupações do consumidor.

Críticas
Alguns deputados questionam os benefícios da proposta. O deputado Assis do Couto (PT-PR) apresentou voto em separado. Ele e o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) votaram contra o projeto. Fonteles critica o fato de a proposta exigir selo de qualidade apenas para o segmento da agricultura familiar. "É uma injustiça. A pessoa que tinha a boa intenção de ajudar a agricultura familiar a está prejudicando, porque não existe exigência desse nível sequer para o agronegócio, para a grande agricultura empresarial. O que é necessário e poderia ser interessante era botar um selo de origem, para informar que o produto é originário de agricultura familiar. Essa foi a alternativa que nós colocamos, mas foi rejeitada pelos ruralistas", protesta.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Agricultura rejeita mudança de divisão do imposto sindical rural
Temer: CPMI do MST pode ser criada nesta quarta-feira
Comissão aprova prorrogação de dívida rural com vencimento em 2009
Deputados aprovam programa de apoio à agricultura familiar
Comissão aprova programa de extensão rural a pequenos agricultores
Relator excluirá pontos polêmicos de assistência à reforma agrária

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4903/2009

Íntegra da proposta