Agropecuária

Comissão aprova regras para embalagens de frutas e hortaliças

17/09/2009 - 18:06  

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (16) regras para as embalagens de produtos hortifrutícolas in natura - frutas e hortaliças que não passaram por nenhum tipo de processo industrial -, fixando requisitos que vão desde as suas medidas externas e as condições de higienização até as informações obrigatórias nos rótulos.

A medida foi proposta pelo deputado Germano Bonow (DEM-RS) no Projeto de Lei 4769/09. O relator da proposta na comissão, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), incluiu duas emendas no texto.

Código do consumidor
A primeira alteração menciona expressamente a necessidade de observância dos dispositivos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC - Lei 8.078/90).

A segunda emenda determina a competência complementar dos órgãos de defesa do consumidor na fiscalização do descumprimento das novas medidas, no tocante aos interesses do consumidor, e faz referência às sanções previstas no CDC.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Proposta prevê advertência em embalagem de produto com látex
Comissão aprova informação obrigatória sobre sacolas plásticas
Comissão aprova aviso sobre lactose nas embalagens de produtos

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4769/2009

Íntegra da proposta