Agropecuária

Minc pede permanência da questão ambiental na MP da Amazônia

12/05/2009 - 18:24  

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta terça-feira aos líderes de partidos na Câmara que a questão ambiental precisa permanecer na Medida Provisória 458/09, sob pena de o Brasil ficar desacreditado junto a países que pretendem investir no fundo de preservação e combate ao desmatamento na Amazônia, por exemplo.

A MP 458 permite à União transferir, sem licitação, terrenos de até 1,5 mil hectares na Amazônia Legal a seus ocupantes. O relator, deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), já elaborou um projeto de lei de conversão que prevê, entre outras mudanças, a possibilidade de empresas e de servidores públicos de setores não ligados ao tema fundiário serem beneficiadas pela regularização.

Condições
Para que o beneficiário permaneça com a terra, a medida estabelece uma série de condições que devem ser cumpridas por um prazo de dez anos. Uma delas é a preservação do meio ambiente.

Carlos Minc informou que existem muitas pressões para retirar essa condição do texto. "Se for retirada toda a questão ambiental desta MP, a mensagem passada à sociedade e ao mundo é a de que se dará o título com uma mão e uma motosserra com a outra. Seria uma licença para desmatar", afirmou.

O deputado Luciano Castro (PR-RR) explicou que uma solução seria dar ao posseiro o direito à ampla defesa em caso de descumprimento de alguma condição. Ele disse acreditar, entretanto, que os pontos divergentes deverão mesmo ser votados por meio de destaques em plenário.

Notícias relacionadas
Amazônia: regularização beneficiará quem ocupava terra em 2004
Ambientalistas querem impedir mudanças no Código Florestal
Ministro defende MP de regularização de terras na Amazônia
Relator diz que regularização na Amazônia não pode esperar ZEE

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Rosalva Nunes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 458/2009

Íntegra da proposta