Agropecuária

Projeto obriga produtor a informar origem de alimentos perecíveis

23/01/2009 - 15:00  

O deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP) apresentou o Projeto de Lei 4394/08, que assegura ao consumidor o direito de saber a origem, a data de produção e outras informações relevantes sobre as hortaliças, frutas, carnes, ovos, leite e mel comercializados no mercado. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Alcolumbre lembra a ocorrência frequente de graves problemas com a qualidade desses alimentos perecíveis, em ameaça à saúde do consumidor. Ele cita a contaminação por resíduos de substâncias químicas, agrotóxicos, antibióticos e medicamentos de uso veterinário.

"O emprego abusivo de insumos agropecuários tem despertado a preocupação dos pesquisadores, e pode inclusive prejudicar nossas exportações", alerta o parlamentar.

Ele argumenta que o projeto permitirá responsabilizar os agentes econômicos envolvidos - o produtor, o distribuidor, o importador - contribuindo assim para reforçar o compromisso de todos com a qualidade do produto.

Exigências
São as seguintes as informações a que os consumidores deverão ter acesso:
- identificação do produtor e da unidade de produção agropecuária, especificando sua localização ou, no caso de produto importado, seu país de origem;
- data em que ocorreu a colheita do produto vegetal, o abate do animal, a coleta, a ordenha ou outra informação cabível;
- caso agrotóxicos tenham sido usados no processo produtivo ou no tratamento pós-colheita, deverá ser informada a data da última aplicação de um desses insumos, identificados pelos respectivos nomes técnicos, e os intervalos de carência recomendados;
- no caso de produto originário de animal tratado com carrapaticida, larvicida, antibiótico ou outro medicamento veterinário, deverão ser informados a data da última aplicação, os intervalos de carência e a denominação comum do remédio.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Deputado quer acompanhamento detalhado de regras dos call centers
Proposta prevê tamanho mínimo de letra para embalagem de alimento
Comissão rejeita regras para sacolas de compras
Comissão mantém permissão do uso de código de barras em produtos

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4394/2008

Íntegra da proposta